October 16, 2018

Please reload

Posts Recentes
Melhores posts

Mindfulness gera grandes impactos para o desempenho, tomada de decisão e longevidade na carreira

 

A Mindfulness tornou-se a tendência nos dias de hoje, de Wall Street a Westminster Hall. O movimento tem inspirado grandes organizações como Google, Virgin Atlantic, Barclays Bank, British Telecom e o Parlamento do Reino Unido a investir em treinamento de mindfulness para seus colaboradores. Algumas pessoas pensam que a mindfulness pode ser uma moda passageira, e quem poderia culpá-las? Imaginar monges conduzindo reuniões executivas soa como o início de uma piada, nos conselhos de gestão séria. No entanto, acreditamos que isso seja um erro; Mindfulness tem o potencial para atualizar o hardware (cérebros) e o software (mentes) nas nossas cabeças em  formas que nos fazem trabalhar melhor.

 

Será que a Mindfulness será outra moda passageira? Em uma palavra, não! Nosso artigo recentemente publicado no Journal of Management responde a esta pergunta, com base na revisão dos mais de 4.000 artigos científicos sobre a mindfulness, integramos evidências de pesquisa para mostrar como a atenção plena afeta nossa vida profissional. Abaixo, compartilhamos algumas das descobertas mais surpreendentes e interessantes.

 

Colocando em termos claros, Mindfulness é a aceitação atenta e consciente do momento presente, cultivada frequentemente com a meditação. Se você é como a maioria das pessoas, você não experimenta isso muito vezes. Na verdade, a pesquisa sugere que sua mente vagueia cerca de 50% do tempo. Estamos muitas vezes presos 'em nossas cabeças', revisando nossas listas de tarefas ou ansiosos devido a uma troca de e-mail desagradável. A prática de Mindfulness tem demonstrado uma redução significativa neste comum e incessante divagar da mente. A meditação reduz a atividade na região do cérebro responsável por lapsos de atenção, cortando-os em até 50%. Pergunte a si mesmo, como a atenção focada resultado da prática de mindfulness pode ajudá-lo no trabalho?

 

Em nossa pesquisa, descobrimos que estar presente de forma consciente tem impactos grandes no desempenho, na tomada de decisões e na longevidade profissional. Um estudo descobriu que apenas seis horas de treinamento de mindfulness resultou em grandes melhorias nas pontuações de exames padronizados para entrada na pós-graduação; Este ganho foi devido a evitar erros de desatenção. Pessoas conscientes podem efetivamente ficar mais inteligentes, somente por ter maior foco.

 

A atenção plena também pode nos ajudar a tomar decisões melhores. Embora muitas vezes nos vejamos como tomadores de decisões racionais, tomamos a maioria dessas decisões sem pensar muito. A Mindfulness protege contra as reações inconscientes que produzem decisões irracionais. De fato, os meditadores tomam decisões mais racionais e evitam erros comuns de decisão, como continuar gastando dinheiro em projetos falidos ou reagir emocionalmente a situações injustas. Imagine quantas decisões melhores você poderia tomar se você não estivesse sujeito aos mesmos preconceitos e erros que atormentam a maioria das pessoas!

 

Essas melhorias cognitivas - melhor atenção, maior foco e viés reduzido – são resultados de alterações cerebrais ocasionadas por práticas de Mindfulness. Surpreendentemente, um programa comum de Mindfulness  tem sido associado ao encolhimento da amígdala, a região do cérebro que desencadeia respostas reativas de ‘fuga ou luta’. Esta região pode ser "seqüestrada" por ameaças e acarretar reações emocionais, interrompendo o controle emocional e comportamental. Você pode imaginar, com um cérebro menos reativo às ameaças, quanto mais calmo (e mais feliz) você será quando enfrentar desafios no local de trabalho?

 

Mindfulness pode até nos permitir ter carreiras mais longas. Equipes de pesquisa internacionalmente reconhecidas demonstraram a Mindfulness retardando o envelhecimento bioquímico, incluindo a redução da inflmação e a preservação da saúde do DNA. Outros estudos mostram que a atenção plena pode fortalecer a resistência a doenças e melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Notavelmente, a Mindfulness pode até mesmo retardar a decadência das conexões teciduais cerebrais do envelhecimento. Como uma estrada com menos buracos, os meditadores têm cérebros de aparência mais jovem com menos intervalos entre os neurônios que podem interromper o foco e o pensamento efetivos. Isso pode explicar por que os meditadores mais experientes demonstram maior inteligência, foco e flexibilidade cognitiva do que os não-meditadores, permitindo-lhes se manterem atentos e continuamente aprendendo ao longo de suas carreiras. Um estudo descobriu que os meditadores mais velhos exibiram lapsos de atenção menores do que os indivíduos com metade da sua idade. À medida que suas carreiras progridem, a maioria das pessoas troca sua energia da juventude e sua flexibilidade por experiência. Esses estudos excepionais ​​sugerem que os meditadores podem evitar esse trade-off vislumbrando uma carreira na qual você mantenha a sua energia jovial e a sua flexibilidade mental enquanta ganha experiência e alcança a liderança sênior.

 

Estes são apenas alguns dos muitos estudos intrigantes que analisamos. Descobrimos que a Mindfulness impacta, de forma benéfica, o espectro completo de funcionamento do local de trabalho humano, desde como pensamos, sentimos e agimos até a qualidade do nosso desempenho, relacionamentos e nosso bem-estar. Com efeitos tão amplos, é emocionante imaginar como a Mindfulness pode transformar o funcionamento organizacional.

 

Uma questão chave pendente é como os gerentes devem aproveitar o poder da Mindfulness para beneficiar suas carreiras, colaboradores e organizações? Ainda estamos descobrindo como efetivamente trazer a atenção plena para as organizações. A oferta de treinamento de Mindfulness para os funcionários é um bom ponto de partida. No entanto, ainda há muitas oportunidades para a inovação na forma de cultivar a atenção plena nas organizações. Por exemplo, estamos estudando um hospital em Nova York que vem incentivando que os seus enfermeiros comecem a fazer turnos com meditações de um minuto. Antecipamos essa experimentação contínua e colaboração entre organizações e estudiosos para descobrir o melhor gerenciamento dessa poderosa capacidade. As evidências sugerem que a Mindfulness é uma ferramenta simples com impactos profundos e uma prática livre que traz grande valor para nossas vidas profissionais e nossos locais de trabalho.

 

Visite nosso site :
www.claramente.net

 

Artigo original : http://blogs.lse.ac.uk/businessreview/2016/03/02/mindfulness-has-big-impacts-for-performance-decision-making-and-career-longevity/

Please reload

Connecte-se