top of page

Por que empatia é tão importante?


Empatia — ou seja, a habilidade de entender e estar consciente dos sentimentos e pensamentos de outras pessoas, é provavelmente uma das mais importantes habilidades que uma pessoa pode ter. E não somente para construir e manter relacionamentos fortes e saudáveis, mas para trabalhar de forma mais eficiente e alcançar maior sucesso na vida em geral. Isso pode soar um tanto idealista, mas não deixa de ser verdade. Então, exatamente porque a empatia é tão importante para nós?

1. Humanos São Animais Sociais

Não importa como você olha pra isso, humanos existem em comunicação uns com os outros, e existem poucas atividades em que participem que não incluam interação com outros seres humanos de uma forma ou de outra. Portanto, dificilmente é de se surpreender que a habilidade para melhor entender os outros ou ler seus sentimentos e emoções dá uma vantagem para aquele que a tem. Ela permite que você perceba os motivos dos outros, trate-os da forma a qual eles desejam ser tratados, se importe com suas necessidades, entenda como os outros percebem você, e por aí vai.

2. É bom para os Negócios e para a Carreira

Seja você um empreendedor ou um empregado, trabalhe em vendas ou TI, a empatia pode fazer toda a diferença do mundo nos seus prospectos de carreira. Bons relacionamentos de negócios são construídos baseados em confiança, e para construir confiança primeiro você tem que entender o que a outra parte quer, necessita e espera. Empatia faz disso um processo natural. Assim, se você quer construir uma cooperação saudável com seus colegas, funcionários e chefes ou tentar organizar uma abordagem de marketing baseada na confiança, a empatia vai ser de grande ajuda.

3. Leva Você a Entender Melhor os Componentes da Comunicação Não-Verbal

A comunicação é muito mais do que palavras podem expressar. Pessoas que são fracas empaticamente tem uma dificuldade muito grande em ler nas entrelinhas de suas conversas e entender que o que a outra pessoa quer dizer, ou deseja comunicar a eles, é algo completamente diferente do que eles realmente dizem.

4. Leva Você a Lidar Melhor com Conflitos

Quando você, subliminarmente, percebe o que a outra parte quer e precisa e pode entender exatamente o que eles querem ou precisam, encontrar uma solução na qual os dois ganhem é muito mais fácil.Você não precisa tatear às cegas por uma solução, interpretando mal os sinais da outra parte e buscando uma forma de saída no lugar errado.

5. Fica Mais Fácil Convencer e Motivar os Outros

Quando você consegue ver o mundo do ponto de vista do outro, ver seus motivos, seus sentimentos e pré-conceitos, encontrar formas de convencer os outros do seu ponto de vista e motivá-los a fazer algo, se torna muito mais fácil do que quando você tenta usar uma única abordagem fixa. Pessoas diferentes são motivadas pelas coisas mais diferentes, e ter empatia significa ter as chaves para entendê-las à medida que se comunicam.

6. Amplia seus horizontes

Se empatia significa co-experienciar o mundo a partir do ponto de vista de outra pessoa, sentindo com essa pessoa, é natural que se você for uma pessoa empaticamente forte, isto permitirá que você perceba o mundo de múltiplos pontos de vista. Quando você vê o mundo não somente pela sua perspectiva, mas pela perspectiva de outras pessoas também, é possível percebê-lo em uma extensão mais completa, ver partes inesperadas e previamente desconhecidas e, em geral, viver uma vida mais plena.

Empatia, num nível básico, é o que nos faz humanos. Assim, não é de se surpreender que a obtenção de níveis mais elevados de empatia, muitas vezes, significa alcançar maior sucesso e realização como seres humanos — o que significa que concentrar-se no treino da sua habilidade de empatia é uma atitude muito sadia.


Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page