October 16, 2018

Please reload

Posts Recentes
Melhores posts

Pesquisas sugerem que a atenção plena ajuda a olhar para o lado positivo dos acontecimentos

June 18, 2017

Há fortes evidências para apoiar e explorar a prática de meditação mindfulness se você, ou alguém que você se importa, está se sentindo deprimido.

 

Saiba que você não está sozinho. A depressão é uma das razões mais comuns para procurar o apoio de um médico durante a temporada de inverno e é uma das questões de saúde mental mais comuns em todo o mundo.

 

De acordo com a Anxiety and Depression Association of America (Associação de Ansiedade e Depressão da América), "A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns nos Estados Unidos. Em 2014, cerca de 15,7 milhões de adultos maiores de 18 anos, nos Estados Unidos, tiveram pelo menos um grande episódio depressivo no último ano, o que representou 6,7% de todos os adultos americanos. Em qualquer momento, 3 a 5 por cento dos adultos sofrem de depressão aguda; O risco de morte é de cerca de 17 por cento. Até 2 em cada 100 crianças pequenas e 8 em cada 100 adolescentes podem ter depressão séria. "

 

Todos sentem-se deprimidos em algum momento de suas vidas. Mas, para outros, é uma doença crônica dolorosa que afeta sua capacidade de funcionar. Se o sentimento de tristeza, desesperança, solidão, perda de interesse e curiosidade no mundo leva ao isolamento e interfere com as atividades diárias, como cuidar de si mesmo, ir ao trabalho, à escola ou passar tempo com a família e os amigos - sem razão aparente - por mais mais de duas semanas, pode ser um quadro de depressão grave e buscar  ajuda é necessário.

 

Existem várias formas de depressão. O frio a falta de luz solar diária podem desencadear uma forma de depressão chamada Transtorno Afetivo Sazonal (Seasonal Affective Disorder). Vem e vai com o inverno e é tipicamente acompanhado por uma ausência de vida social, aumento de peso e excesso de horas dormidas, de acordo com o Institute of Mental Health (Instituto Nacional de Saúde Mental). A experiência pode ser muito diferente de pessoa para pessoa e assim pode ser que um tratamento seja necessário. A coisa importante a saber é que se trata de uma doença tratável.

 

Normalmente, os cuidados incluem medicação e psicoterapia. Infelizmente, a taxa de recaída é inaceitavelmente alta (90% se após três episódios), e a rejeição aos medicamentos e seus efeitos colaterais podem desempenhar um papel fundamental nisso. É importante estar sendo acompanhado por um profissional de saúde qualificado.

 

Pesquisas sugerem que a atenção plena pode ajudar a prevenir recaídas uma vez que a depressão tenha sido resolvida. Muitas vezes a pessoa não quer continuar a tomar medicação para manutenção. Aprender habilidades de atenção plena em um programa como Mindfulness Based Stress Reduction – MBSR (Programa Mindfulness de Redução de Estresse)  ou um programa desenvolvido posteriormente usando o mesmo formato do MBSR chamado Mindfulness Based Cognitive Therapy – MBCT (Terapia Cognitiva Em Mindfulness) tem mostrado resultados promissores na redução do risco de recaída. O MBSR é melhor como um adjunto. Mas o MBCT foi projetado especificamente para prevenir recaídas em pessoas que sofrem de episódios depressivos múltiplos e já não estão deprimidas - após o tratamento com terapia cognitiva ou antidepressivos. O uso do componente de meditação mindfulness, enfatizando o foco no momento presente com o não-julgamento e o componente comportamental cognitivo, ensina a reavaliar o pensamento disfuncional e a escapar de padrões negativos de pensamento - um estudo concluiu que "para pacientes deprimidos que estão indispostos ou incapazes de tolerar o tratamento antidepressivo a longo prazo, a Terapia Cognitiva em Mindfulness oferece proteção equivalente contra recaída. "

 

As habilidades alcançadas com o Programa Mindfulness de Redução de Estresse e a Terapia Cognitiva Em Mindfulness ajudam, significativamente, as pessoas que lutam e sofrem com depressão. As práticas de meditação oferecidas ensinam a habilidade de mudar para uma atitude ou modo de pensar que permite muito mais espaço para a consciência, a tolerância e a aceitação. Pensamentos são percebidos como apenas isso - um pensamento. Eles não devem ser tomados pessoalmente, seriamente e sua base de fato também é desafiada. Esta maneira de estar em relação com os pensamentos ajuda a diminuir a depressão, praticando a observação do ir e vir do "evento de cada pensamento" durante as sessões de prática formal de meditação guiada.

 

Os resultados são tão impressionantes - o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda a Terapia Cognitiva Em Mindfulness como tratamento para prevenção de recaída. Práticas de Mindfulness podem no trazer para luz da clareza e nos ajudar a olhar para o lado positivo da vida.

 

Visite o nosso site

www.claramente.net

Please reload

Connecte-se