top of page

10 maneiras em que a meditação pode ajudá-lo a se relacionar com seus amigos e familiares


1. PACIÊNCIA - Praticar a meditação é uma ótima maneira de aprender sobre a paciência! Quando você se força a permanecer quieto por alguns minutos todos os dias, enquanto se concentra em sua respiração e simplesmente observa os pensamentos em sua mente sem julgamento, você se torna capaz de tolerar a espera de seus amigos ou irmãos sem se estressar. Na verdade, você pode meditar sempre que estiver esperando por alguém!

2. JULGAMENTO - Na meditação treinamos para, simplesmente, observar nossos pensamentos sem julgá-los como bons ou ruins. São apenas pensamentos. Ações, por outro lado, podem ter impactos positivos ou negativos em nossas vidas. Ao aprender Mindfulness, damos a nós mesmos aquele segundo em que observamos que estamos pensando antes de decidir quais ações vamos tomar, isso é chamado de bom julgamento! Quando vemos nossos amigos fazendo coisas que vão prejudica-los a si ou aos demais, nos tornamos compassivos, porque talvez eles não saibam como ter atenção plena e estão apenas agindo com seus pensamentos sem notar as consequências disso.

3. ACEITAÇÃO - Na meditação, aprendemos a observar nossos pensamentos sem julgamento. Nós simplesmente nos aceitamos na forma como estamos, com todos os nossos desejos, temores, sonhos, pontos fortes e fracos. Entendemos que estamos simplesmente fazendo o nosso melhor a cada momento. Praticar atenção plena, Mindfulness, nos dá uma ferramenta que nos ajuda a ver qual é a ação mais adequada a todo momento. Podemos aceitar pessoas como nossos amigos, familiares, professores e treinadores que talvez não tenham essa mesma habilidade.

4. CONSCIÊNCIA DE SI - Ser consciente de si significa, simplesmente, estar ciente do que está pensando, de como está se sentindo e prestar atenção plena ao que está fazendo. Quando praticamos Mindfulness, aprendemos a prestar atenção ao que pensamos e ao que sentimos diante desses pensamentos. À medida em que passamos nossos dias após a meditação da manhã, começaremos a notar como as pessoas se colocam e a como as coisas nos fazem sentir. Algum amigo sempre te coloca pra baixo? Comer comida pouco saudável no almoço faz com que você fique cansado para as práticas em equipe depois da escola? Ao nos conscientizarmos, podemos aprender a tomar decisões que nos ajudem a alcançar nossos objetivos e evitar situações que nos afastem do que queremos ser.

5. PRESSÃO DOS COLEGAS - Nossos amigos podem ser uma fonte de ajuda e inspiração, ou não. Ao nos conscientizarmos, podemos começar a ter atenção a como nos sentimos; nossos sentimentos são um bom indicador do que devemos ou não fazer. Se um amigo sugere que você faça algo e você sente que seu estômago dói ao pensar nisso, esse é um bom indicador de que você está sendo pressionado a fazer algo estúpido. Muitas vezes tememos em perder nossos amigos por coisas assim e isso é muito assustador, mas todos nós temos pessoas distintas de nós em nossas vidas. Aprenda a ter consciência de como se sente ao lado de certas pessoas e opte por passar o tempo com aqueles que desejam fazer coisas legais, coisas das quais você se orgulharia em contar para a sua avó.

6. BUSCA POR APROVAÇÃO – esta é uma outra forma de pressão dos colegas, fazer coisas para chamar atenção, para obter curtidas em uma postagem ou no instagram. Agora, isso é importante, fazer o que é bom para os outros, às vezes, pode se confundir com outras motivações suas. Ao aprender a ser consciente, podemos começar a notar quando estamos fazendo as coisas apenas para obter atenção versus quando estamos sendo genuínos e honestos em nossas ações.

7. BUSCA POR PRAZER - Você já teve um dia ruim na escola ou teve uma discussão com sua mãe que o fez quer apenas correr para o seu quarto e comer uma tigela inteira de sorvete? Este é o típico comportamento de busca por prazer. Muitas vezes, não queremos sentir nossos sentimentos quando são "ruins". À medida que aprendemos e praticamos a atenção plena, Mindfulness, através da nossa prática diária de meditação sentada, primeiro aprendemos a observar e aceitar nossos pensamentos, então podemos começar a observar e aceitar também nossos sentimentos, e ver como eles, geralmente, estão conectados. Quando aprendemos a aceitar nossos pensamentos e sentimentos, não somos tão tentados a fazer coisas das quais mais tarde nos arrependeremos, apenas porque quisemos fazer a dor desaparecer.

8. EVITAR A DOR - Alguma vez você cometeu um grande erro sobre o qual tinha certeza de que teria problemas depois? Então escondeu a evidência, culpou outra pessoa ou, de alguma forma, não assumiu a sua responsabilidade porque temia que tivesse problemas. Esse comportamento é chamado de “evitar a dor”. Faz sentido à primeira vista, mas, como vimos, quando meditamos, construímos um lugar seguro em nós, onde nossos pensamentos e sentimentos não nos detêm. Então, você pode assumir o que fez de errado e simplesmente observar como a figura da autoridade está reagindo e, então, aceitar o que está acontecendo sem julgamento. Sim, mesmo assim você ainda pode ter problemas, mas terá bem menos dificuldades se admitir suas falhas ao invés de escondê-las e ser pego mais tarde.

9. RESPONSABILIDADE - Enquanto aprendemos e praticamos a Mindfulness através da nossa prática diária, percebemos que nossos pensamentos vão e vem e não temos muito controle sobre eles, mas quando adquirimos atenção plena em nossas vidas, percebemos que podemos ter o controle sobre nossas ações. Os pensamentos aparecem e podemos optar por alojá-los ou deixá-los ir e pensar conscientemente sobre outra coisa que nos faça sentir bem, e podemos fazer o mesmo com nossas ações. Quando alcançamos esta grande realização, não podemos mais culpar nossos amigos ou nossos pais por coisas que, claramente, escolhemos fazer. Isso é muito empolgante porque nos mostra que podemos trabalhar por tudo o que desejamos na vida. Isso nos torna muito poderosos, porque começamos a escolher nossas ações com mais cuidado ao invés de, simplesmente, culpar tudo o que esteja mal na outra pessoa.

10. COMPAIXÃO - Como você pode ver, a prática da meditação Mindfulness pode mudar totalmente nossas vidas para melhor. À medida que você cresce e muda, provavelmente, começará a notar que tem menos em comum com determinados amigos. Você pode desejar encontrar novos amigos que também praticam a meditação! Pense na qualidade de vida e nos resultados que você pode ter quando está assumindo a responsabilidade por suas próprias ações! Agora, o outro lado disso é ter compaixão por pessoas que não possuam essa mesma habilidade. Quando você vê alguém enlouquecendo, triste, chorando, doente ou sofrendo, você pode achar que, provavelmente, essa pessoa não tenha ideia do que fazer para se separar dos próprios pensamentos. Você pode pensar em como isso costumava te fazer sentir. Você desenvolveu uma incrível habilidade que o ajuda a criar a vida que deseja e, sem ela, as coisas podem ser muito desafiadoras. Então, com o passar do dia, olhe ao seu redor e escolha ser grato pelo que você tem e tenha compaixão pelas pessoas ao seu redor que, claramente, não têm esse mesmo presente em suas vidas. Talvez você mesmo queira ensinar os outros a meditar?


http://www.kidzworld.com/article/30617-10-ways-meditation-can-help-you-deal-with-your-friends-and-family

Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page