top of page

5 maneiras de ser mais presente agora!


Todo mundo fala que quer viver no “momento presente”. Palavras como “mindfulness”, “atenção plena”, começam a fazer parte de nosso cotidiano. Os centros de meditação estão aparecendo no país inteiro.

Seriam apenas palavras? Certo, é fácil falar em “estar mais presente”, mas o que acontece quando você vive no mundo real? Aquele com 10 horas de trabalho por dia. Aquele com trabalho em casa sem fim. Aquele com duas horas de trânsito por dia. Como você pode realmente estar mais “mindfull”, mais plenamente consciente, quando a sua cara esta sendo esmagada contra a axila de alguém no metrô?

[...]

1. Saiba porque você esta fazendo-o

Em seu nível mais básico, ser “mindfull”, ou seja plenamente consciente, significa realizar pequenas tarefas com uma maior atenção a fim de reduzir o estress, aumentar a felicidade, e ser capaz de esquecer o que realmente não importa, disse Rebecca Pacheco, professora de yoga e expert em meditação que se tornou a referência de “pratique o que você prega” em Boston.

“A vida não é uma coisa para riscar numa lista, para superar, ou deixar de lado” ela disse. Estar plenamente consciente (Mindfull em inglês) pode lhe ajudar a se sentir mais concentrado, menos distraído, e mais feliz ao longo do dia, usando a sua intenção. Não meditamos, nem praticamos Mindfulness para ficar muito bom em sentar de olhos fechados sem falar uns com os outros.”

2. Simplesmente respire

Pacheco recomenda usar a técnica de “respiração igual”, que é ideal para combater a ansiedade e sentir-se mais ancorado.

“O objetivo é alinhar a duração da inspiração com a da expiração”, disse ela. “Para os principiantes, uma contagem até três ou quatro é uma boa maneira de começar. De lá, você pode tentar chegar a contar até cinco ou seis, e depois sete ou oito.”

3. Faça aonde for

A beleza da prática da Mindfulness é que não necessita de ninguém, de nenhum tempo ou lugar específico, disse Pacheco.

“Você pode praticar a qualquer hora, aonde for” disse ela. “Dirigindo no trânsito, preparando uma entrevista de trabalho, pode ser a primeira coisa que você vai fazer para começar o seu dia, ou a última, depois de deitar na cama para acalmar a sua mente para dormir melhor.”

4. Compreenda que não tem jeito certo ou errado

“Um dos equívocos mais comum sobre a meditação é que meditar da maneira ‘certa’ requer que você pare todos os pensamentos de sua mente, e que você estaria ‘errado’ no caso da sua mente vagueiar” disse Pacheco. “Isto é impreciso e irreal. Pensar é próprio da mente.”

Para que a meditação funcione para você, a idéia é mais próxima de ancorar uma mente hiperativa. [...] Em diversas escolas de meditação a respiração é conhecida como sendo a melhor âncora.

5. Renomeie

Se a palavra “meditação” soa “New Age” demais para você, simplesmente chame-a de uma maneira diferente. Chame-a de “pausa de descanso”, uma “soneca lúcida”. Não importa o que você escolher, esse método ainda é bom para você.

“A meditação é uma das poucas coisas que não custa nada e pode melhorar tudo” disse Pacheco. “Eu não posso enfatizar suficientemente a influência positiva que a meditação tem tido sobre a minha vida e a dos meus estudantes.”

Leia o artigo original em inglês:


Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page