top of page

5 dicas para quando você tiver muitas coisas para fazer


(por Leo Babauta, traduzido do inglês por Cíntia de Carvalhães)

Muito a fazer, pouco tempo disponível.

Este é um problema comum para um monte de gente, mas algo que parece percebido, especialmente, durante os tempos de descanso. Com eventos típicos de férias, compras, viagem, visita da família... as coisas tendem a se acumular ao máximo em nossas vidas já atarefadas.

Porém, não importa em que período do ano estiver, o problema é o mesmo: nossa lista de tarefas é infinita e nossos dias muito curtos.

Como lidar com isso de forma saudável?

Irei oferecer 5 sugestões que funcionam para mim.

1. Use este fato como uma oportunidade para praticar mindfulness. Em meio à sensação de stress e a de estar sobrecarregado, você tem a oportunidade de estar presente. Quando notar esta sensação, mergulhe: note como sente seu corpo. Tome um segundo para observar as sensações físicas do seu entorno (sons, luz, sensações de toque, etc.). Note como sente seu corpo enquanto sua mente rodopia em ansiedade e excesso de ocupação.

Não, stress e sensação de sobrecarga não são dois sentimentos prazerosos, mas tampouco são o fim do mundo. Se você tomá-las como uma oportunidade para praticar, aprender e aprimorar, elas podem se tornar uma boa oportunidade. Estas sensações são professoras e este é seu tempo para estar atento.

Você não precisa gastar um minuto completo para este mergulho, mas tome 5 ou 10 segundos. Apenas observe como está se sentindo, observe o seu entorno, observe como seus pensamentos estão te afetando. Apenas note, brevemente e durante um curto período, que você acordou de um sonho do qual todos fazemos parte a maior parte do tempo.

2. Perceba que você não pode fazer tudo o que precisa agora.

Você pode ter 20 coisas para fazer, ou 100..., mas não pode fazer tudo agora. Provavelmente isto é algo que você não conseguiria nem mesmo em 1 hora. Quantas tarefas você pode efetivamente fazer neste momento? Uma!

Este lembrete tem a intenção de libertar-nos da idéia de que precisamos fazer tudo neste exato momento. Não podemos. Ao contrário, isto nos permite focar em apenas uma coisa. Simplesmente escolha uma tarefa e foque nisso. As outras, por mais urgentes que sejam, provavelmente não podem ser feitas agora. Você pode delegá-las, eliminá-las, adiá-las, mas não pode fazê-las ao mesmo tempo. Portanto, foque em uma e ofereça-lhe total atenção. Esta é a forma mais eficaz para se trabalhar, na minha experiência.


3.Escolha uma tarefa de maior impacto como foco.

Quando estamos ocupados, comumente começamos a fazer várias pequenas tarefas e de forma rápida. Isso nos dá uma sensação de eliminar várias tarefas da lista, algo que nos faz sentir produtivos. Porém, isso apenas contribui para que as tarefas sigam nos rodeando como galinhas sem cabeça. Se você irá focar em apenas uma tarefa é melhor escolher uma que seja boa. Algo que terá um impacto importante no seu dia, no seu trabalho, na sua vida. Isso provavelmente não significará responder uma série de emails de pouca importância ou checar mensagens no Facebook. Um email importante que fechará um negócio garante a continuidade de um projeto importante, ajuda a vida de alguém... isto é uma tarefa de maior impacto.

Para mim escrever é, quase sempre, a tarefa de mais alta importância que posso fazer. É difícil adivinhar qual será a tarefa de maior impacto, mas se você prestar atenção verá quais, provavelmente, não são importantes e quais são as mais importantes. Quando puder, escolha uma do último grupo.

Dito isso, você ainda precisa fazer as tarefas menores. Responder aos outros emails, enviar mensagens, limpar o balcão da cozinha. Gosto de cuidar das tarefas mais simples entre o tempo em que cuido das que têm mais prioridade, como forma de fazer uma pausa. Fazer algo importante com foco, para então aliviar o cérebro limpando ou respondendo a e-mails. A chave é não procrastinar as tarefas mais importantes fazendo coisas menores.

4. Esteja presente nestas tarefas, com intenção.

Uma vez escolhida a tarefa mais importante, deixe todo o resto de lado no momento. Você não pode fazer tudo agora, portanto esteja presente naquilo que escolheu. Respire. Determine uma intenção para esta tarefa: para quem você está fazendo isso? No meu caso, normalmente estou fazendo minhas tarefas de trabalho para vocês, meus leitores, mas faço tarefas pessoais para minha família ou para mim mesmo. Determine uma intenção simples: Estou escrevendo este artigo para ajudar aos meus leitores com dificuldades.

Então, permita que essa intenção te mova enquanto você foca na tarefa. Esteja presente na tarefa, notando como sente seu corpo enquanto a realiza, permitindo-se misturar-se com este fazer, derramando-se nisso ao máximo possível. Pode ser que sinta urgência em alternar para algo distinto- apenas note isso e permaneça com a urgência, não se permitindo seguir a isso impensadamente. Então retorne à tarefa quando a urgência diminuir. Lembre-se de sua intenção e permita-se estar completamente imerso nela.

5. Pratique o desapego, com um sorriso.

Ter muito o que fazer e desejar ter tudo feito o quanto antes é algo que pode atrapalhar o fazer. Este desejo de ter tudo realizado é um obstáculo. Com sorte, trabalhar este obstáculo torna-se uma grande tarefa!

A prática é “deixar ir” (o desapego). Perceba o que pensa que precisa fazer (seu ideal) e deixe ir, desapegue. Diga a si mesmo que “não sabe” e esteja aberto à realidade que está à sua frente: que você pode somente realizar uma tarefa. Esteja aberto à ideia e o stress diminuirá.

E enquanto se desapega do seu ideal e se abre para a realidade, sorria. Seja grato pelo momento que você tem efetivamente, mais do que desejar aquele que não tem. Sorria e seja feliz no agora, mais do que esperar pela chegada da felicidade em um momento indefinido.

Finalmente, estas sugestões irão lhe ajudar a clarear sua lista de tarefas? Não. Você terá muitas coisas na sua lista de tarefas e nunca terá tempo suficiente para cumpri-las. O que estas sugestões fazem é ajudar a lidar com este fato e fazer com que você esteja mais atento e focado em meio a esta realidade.

A vida é muito curta para gastá-la com stress sobre fatos que não mudarão. Nós não temos que gastar o nosso tempo e a nossa energia mental preocupando-nos demasiadamente. Ao invés disso, podemos sorrir e ser felizes com o que podemos fazer agora.




Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page