top of page

O poder da pausa


Estamos famintos por quietude e silêncio em nossa cultura. Não parece que há barulho e caos em todo lugar? A verdade é que o mundo não vai desacelerar e ficar menos barulhento simplesmente porque você quer. Você tem que se comprometer a ter tempo para fazer uma pausa. Eu comecei a entender que fazer pausas é realmente essencial. Fazer pausas me acalma em questão de minutos.

Eu nem sempre me senti assim. Eu costumava me cercar de barulho. Eu adormecia com a televisão ligada, ouvia música pop no meu carro e em casa, e conversava, conversava até minha garganta doer. Agora busco o silêncio todos os dias e incentivo você a fazer o mesmo.

Equilíbrio e Renovação

O poder de fazer uma pausa tem sido muito investigado. Pausas não apenas promovem o relaxamento, mas também refresca e reenergiza por horas. Ter tempo para ficar calmo e quieto dá ao seu sistema nervoso a chance de recuperar o equilíbrio.

Tony Schwartz, autor best-seller e CEO do The Energy Project, escreve: "os seres humanos têm melhor desempenho e são mais produtivos quando se alternam entre períodos de foco intenso e renovação intermitente".

Como você se renova durante o seu dia-a-dia?


Embora seja fácil dizer para desligar o telefone e fechar a porta do escritório, existe mais para pausar do que você imagina. Na verdade, existem dois tipos de ruído e dois tipos de silêncio a serem considerados. Se você está realmente interessado em sentir-se melhor e com o melhor desempenho, você vai querer descobrir a melhor forma de se recuperar.

Ruído Externo

O ruído exterior é aquilo que você ouve em seu ambiente: fala, música, zumbido de máquinas. Há barulho em quase em todo lugar que você vai, diariamente. A música toca em lojas, restaurantes e salas de espera de hotéis. Bips, gongos e assobios soam ao nosso redor. As notícias são transmitidas 24 horas por dia.

Somos super estimulados com ruído externo. Na verdade, a maioria de nós foi condicionada a exigir música e entretenimento constantemente. Não há dúvida de que o ruído se tornou enraizado nas nossas normas culturais.

Somos super estimulados com ruído externo. Na verdade, a maioria de nós foi condicionada a exigir música e entretenimento constantemente. Não há dúvida de que o ruído se tornou enraizado nas nossas normas culturais.

Ruído Interno

Ruído interno é o fenômeno de estar em uma sala silenciosa, mas sentindo como se uma multidão de pessoas estivesse falando com você de uma só vez. São as vozes na sua cabeça que o lembram continuamente de fazer isso ou descobrir aquilo. O ruído interior é a sua mente ocupada e pensante em ação, saltando continuamente de um pensamento para o seguinte e preenchendo sua mente com tagarelice constante. O que devemos fazer sobre todo esse barulho? O antídoto para o barulho é… você adivinhou… silêncio!

Silêncio Exterior

É bastante fácil parar o incessante ruído externo encontrando momentos de silêncio externo. Desligue objetos barulhentos, como o seu laptop ou televisão. Parar ou aquietar o ruído interno exige mais atenção.

Acalme seu corpo estabilizando seu sistema nervoso com respiração coerente, meditação, movimento e ritmo, e sua mente barulhenta irá naturalmente se acomodar. Você também pode aprender a acessar o silêncio interior, dando um passeio na floresta ou tocando piano.

Silêncio Interior

Como você encontra o silêncio interior? Quais práticas ou atividades você faz para realmente se acalmar? Um das minhas práticas é o meu banho de domingo à noite completo com velas e música suave.

Pratique o poder da pausa programando intervalos de 1 a 2 minutos a cada hora. Pausas podem acontecer durante mudanças cotidianas naturais, como entrar e sair do seu carro, entre reuniões ou chamadas, ao levantar-se ou logo antes de dormir. Melhor ainda, defina um alarme no seu telefone para tocar com uma campainha calma a cada hora.

Pausas podem acontecer durante mudanças cotidianas naturais, como entrar e sair do seu carro, entre reuniões ou chamadas, ao levantar-se ou logo antes de dormir.

Uma vez que você conheça o silêncio interior, você não desejará mais nada além de viver nesse espaço o tempo todo.



Leia o artigo original em inglês: https://www.mindful.org/the-power-of-pause/


Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page