October 16, 2018

Please reload

Posts Recentes
Melhores posts

Mindfulness pode ampliar a tolerância à dor

February 19, 2019

Novo estudo defende que a prática meditativa de mindfulness pode aumentar a tolerância à dor.

Photo by Gem & Lauris RK 

 

Mindfulness - prática meditativa que se concentra em prestar atenção ao momento presente - pode aumentar a tolerância à dor, descobriu um estudo. Pesquisadores da Escola de Medicina Wake Forest, nos EUA, analisaram dados obtidos de um estudo publicado em 2015, comparando a meditação mindfulness com analgesia placebo.

 

Eles procuraram determinar se o mindfulness disposicional, nível natural ou inato de atenção plena de um indivíduo, estava associado à menor sensibilidade à dor, e tinham o objetivo de identificar quais mecanismos cerebrais estavam envolvidos. "Mindfulness está relacionado a estar consciente do momento presente sem muita reação emocional ou julgamento", disse Fadel Zeidan, professor assistente do Centro Médico Batista Wake Forest. "Agora sabemos que algumas pessoas são mais conscientes do que outras, e essas pessoas aparentemente sentem menos dor", disse Zeidan, principal autor do estudo publicado na revista Pain.

 

"Análises completas do cérebro revelaram que uma maior atenção disposicional durante o calor doloroso estava associada a uma maior desativação de uma região do cérebro chamada córtex cingulado posterior"

 

No estudo, 76 voluntários saudáveis que nunca meditaram completaram primeiramente o Freiburg Mindfulness Inventory, uma medida clínica da mindfulness ou atenção plena, para determinar seus níveis de referência. Durante a realização de ressonância magnética funcional, eles receberam uma estimulação dolorosa de calor. Análises completas do cérebro revelaram que uma maior atenção disposicional durante o calor doloroso estava associada a uma maior desativação de uma região do cérebro chamada córtex cingulado posterior, um nó neural central da rede de modo padrão. Além disso, naqueles que relataram maior dor, houve maior ativação desta região cerebral crítica.

 

 

Visite o nosso site

www.claramente.net

 

"Os resultados do nosso estudo mostraram que os indivíduos conscientes do momento presente (em mindfulness) são aparentemente menos percebidos na experiência da dor, o que foi associado com menos relatos de dor", disse Zeidan. "Agora temos alguns novos incentivos para direcionar esta região do cérebro no desenvolvimento de terapias eficazes para a dor", disse ele.

 

 

Para ler o artigo original em inglês: https://www.hindustantimes.com/fitness/stay-calm-and-meditate-mindfulness-can-boost-pain-tolerance/story-mCW3dXQglZEEMbi6kSv1AK.html

Please reload

Connecte-se