top of page

Como a meditação fortalece os 4 pilares da liderança

À medida que mais pessoas meditam regularmente, estamos vendo os benefícios mais claramente. A meditação pode torná-lo mais eficaz no trabalho? Absolutamente.

Os traços principais de liderança, como autoconsciência, foco, criatividade, audição, desenvolvimento de relacionamentos, influência, coragem e uma mentalidade de crescimento, podem ser desenvolvidos através da meditação, melhorando assim o desempenho profissional. Esses traços fundamentais de liderança podem ser agrupados em quatro pilares fundamentais: Consciência, Conexão, Perspectiva e Potencial. Cada pilar pode ser construído e reforçado através da prática regular de meditação.


Consciência

Em seu nível mais básico, a prática da meditação, que inclui um foco em sua respiração, tira sua mente de seu padrão de pensamento regular, dando-lhe a oportunidade de observar o que preenche o vazio, interna e externamente. Você aprende durante a meditação a observar pensamentos, sentimentos e sensações corporais no momento presente e sem julgamento. O que você descobre é que, em vez da mesma conversa cotidiana em sua mente, você começa a observar pensamentos e sentimentos diferentes e mais importantes.

Quando você vive sua vida em um estado de maior consciência, é capaz de ver as situações com mais clareza à medida que elas surgem

e não apenas durante sua prática de meditação.


Um aluno de uma das minhas aulas de meditação observou que ele trabalhava em um projeto de engenharia há um mês e estava enfrentando vários obstáculos que impediam o sucesso. Um dia, durante a meditação, uma maneira diferente de superar um obstáculo importante surgiu em sua mente. Dentro de 48 horas, o projeto de engenharia estava concluído.


Quando você vive sua vida em um estado de maior consciência, é capaz de ver as situações com mais clareza à medida que elas surgem (e não apenas durante sua prática de meditação). Você pode observar mudanças ou tendências no mercado que afetam significativamente seus negócios, insatisfação do cliente antes que os clientes deixem de fazer pedidos, moral dos funcionários avaliados antes que eles saiam sem aviso prévio, ou como o medo ou a insegurança influenciam seu comportamento.

Acessa o nosso site

Fazendo conexões

Durante a meditação, você ouve. Líderes eficazes são capazes de ouvir pelo menos tanto quanto falam e são capazes de se comunicar com outras pessoas de maneira mais eficaz. Com muita frequência, a bagagem que trazemos para uma interação de nossas experiências passadas atrapalha a comunicação clara e aberta. A meditação da atenção emocional e da bondade amorosa podem ajudá-lo a entender como as experiências passadas obscurecem suas lentes, afetando sua resposta a novas situações. Durante a meditação, aprendemos a fazer uma pausa e, depois, pensamos em vez de reagir a situações.


Interações eficazes com outras pessoas criam conexões. Nos negócios, a conexão é tudo. É como os clientes e funcionários estão satisfeitos, como as vendas são feitas e como as marcas são construídas. Uma vez que a lente está limpa, é mais fácil estar presente para outras pessoas e ouvir com mais atenção. Podemos ver mais facilmente o que motiva as pessoas e perceber que as pessoas têm estilos de comunicação diferentes. Estar ciente dessas diferenças pode ajudá-lo a motivar os outros com mais sucesso e a ser um membro e líder da equipe mais eficaz.

Durante a meditação, aprendemos a fazer uma pausa e, depois,

pensamos em vez de reagir a situações.

A meditação também pode ajudá-lo a determinar com quem estar em um relacionamento. Sempre há pessoas com quem você clica, e estar mais consciente desses relacionamentos pode ser de grande valor, tanto pessoal quanto profissionalmente. Tente definir uma intenção durante a meditação, perguntando entre cada respiração: "Com quem devo me conectar?" E observe o que surgir. Você pode achar que um cliente importante, um mentor ou amigo que se afastou entra em sua consciência. Você pode sentir vontade de ligar para sua mãe ou pai. Siga essa percepção e veja como sua sabedoria interior o guia.


Mantendo a perspectiva

O estresse tornou-se um obstáculo para muitos de nós, impactando nossas ações, reações, saúde e bem-estar. Uma prática de meditação fornece uma pausa dos eventos que desencadeiam nosso estresse e nos ensina a dar um passo atrás e testemunhar com maior perspectiva, para que experimentemos menos desencadeadores de estresse. A meditação proporciona um momento de calma dentro do caos, para que o que for mais importante (sua sabedoria interior) possa subir à superfície. Ao dar um passo atrás e fazer uma pausa, você poderá se tornar mais consciente de seus pensamentos e ações no contexto de um objetivo maior.


Uma prática diária de meditação, embora muito valiosa, pode não ser suficiente para sobreviver ao longo do dia. Você pode adicionar à sua caixa de ferramentas de meditação micro práticas que você pratica durante a meditação, mas que pode usar sempre que precisar. Pode ser tão simples quanto respirar profundamente três vezes quando você percebe que está desequilibrado ou medita um mantra. A meditação do mantra está focada em uma palavra, frase ou ditado que o leva de volta ao estado de equilíbrio e equanimidade através da vibração em seu corpo. Seu mantra deve ser significativo para você e trazê-lo de volta à perspectiva, repetindo-o algumas vezes em sua mente durante qualquer situação.


Ao dar um passo atrás e fazer uma pausa, você poderá se tornar mais consciente de seus pensamentos e ações no contexto de um objetivo maior.


Todos os dias, somos inundados por informações, mídias sociais e demandas por nosso tempo e atenção. A eficácia nos negócios baseia-se em grande parte na maneira como processamos e utilizamos as informações e escolhemos gastar nosso valioso tempo. A meditação diária, juntamente com as micro práticas ao longo do dia, permite que as informações mais importantes subam à sua consciência, ajudando-o a reequilibrar sua perspectiva, melhorar sua tomada de decisão e aumentar sua influência positiva nas suas organizações, em casa e no seu país. comunidade.


Alcançar o potencial

A meditação coloca você em contato com o seu verdadeiro eu autêntico. Esse "eu" atua como testemunha durante a meditação. Com a prática, seu eu autêntico pode reconhecer as oportunidades disponíveis para você, que muitas vezes são as oportunidades mais promissoras de crescimento, mas que antes estavam perdidas no barulho criado por sua mente. A prática diária de meditação reforça qualidades difíceis de descrever, intangíveis, que parecem caracterizar os verdadeiros líderes: paixão, esforço, perseverança e resiliência. Sentar-se regularmente em meditação é difícil de fazer. Você deve querer fazer isso. Você deve realmente fazê-lo. Você deve continuar fazendo isso quando não quiser. Você deve voltar a fazê-lo quando tiver parado. Você deve demonstrar coragem. À medida que você utiliza sua característica para perseguir sua visão, encontrará áreas em você e na sua organização que exigem mudanças.


Uma das minhas meditações de intenção favoritas foi inspirada no livro de Robert K. Cooper, Os outros 90%: como desbloquear seu vasto potencial inexplorado de liderança e vida. Todo domingo à noite, eu me perguntava: “Qual é a minha maior oportunidade esta semana? O que está me impedindo? ”Inevitavelmente, garantir que você mantenha essas respostas em sua consciência durante a semana e priorizá-las quando surgirem outras demandas de momento a momento, pode ser a chave para o sucesso.


Acessa o nosso site


A disposição de mudar e prosseguir com uma mentalidade de crescimento permite agregar mais valor aos outros; as organizações nas quais você atua se tornam mais eficazes. O mundo se torna um lugar melhor. Esse é o seu potencial.


Daniel Goleman e Richard Davidson abordam a ciência por trás do impacto da meditação em seu livro Altered Traits: Science Revela como a meditação muda sua mente, cérebro e corpo. “Além dos estados agradáveis ​​que a meditação pode produzir, as recompensas reais são as características duradouras que podem resultar. Uma característica alterada - uma nova característica que surge de uma prática de meditação - permanece distante da própria meditação. Traços alterados moldam como nos comportamos em nossas vidas diárias, não apenas durante ou imediatamente após meditarmos. ”


Aprender a liderar de dentro é o processo de integrar sua prática de meditação com sua vida. Onde sua mente vai durante a mediação, suas ações podem seguir. Você pode aprender a ter mais consciência, reconhecer oportunidades para construir relacionamentos, ver coisas de um contexto maior e visualizar novas oportunidades, tudo desenvolvendo seus traços de liderança por meio da meditação. Assim como você não pode controlar seus pensamentos ou as sensações em seu corpo durante a meditação, você não pode controlar todas as situações que enfrentará ao viver sua vida. No entanto, você pode refinar sua resposta a situações e se abrir para o crescimento pessoal e profissional. Em última análise, sua vida é sua prática.


Para ler o artigo em lingua original (inglês) no site www.mindfulleader.org: clique aqui


Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page