top of page

5 maneiras de praticar Mindfulness quando está muito ocupado

Nem sempre temos tempo para uma prática formal de meditação. Veja como você pode praticar a atenção plena, mesmo nos dias mais movimentados.

Há dias em que a vida simplesmente não facilita a parada e o tempo de um longo período de meditação. Mas por que deixar que isso o impeça de injetar atenção plena em sua vida em pequenas coisas ao longo do dia? Estar atento ao longo do dia não é fazer tudo como se estivesse manuseando um delicado vaso de porcelana. É mais sobre fazer pausas curtas do momento de pensamentos persistentes que podem levar ao estresse desnecessário.


Aqui estão cinco sugestões para doses rápidas de mini-breaks refrescantes espalhados pelo dia:


1. Comece o seu dia com uma pausa

Quando você se lavar de manhã, ao se olhar no espelho, use-o como uma chance de tomar três respirações conscientes antes de ligar os motores mentais. Depois, ao escovar os dentes, vá devagar e preste atenção, usando a sensação para trazer sua atenção de volta ao momento, apesar do impulso de começar a acelerar seus pensamentos sobre o dia seguinte.


2. Saboreie seu café da manhã

Quando você bebe sua bebida favorita da manhã, provará mais e desfrutará melhor se saborear, ocasionalmente fazendo pausas para experimentar a sensação completa do que está fazendo. Esse pequeno ato pode ajudar a definir o tom do dia: use seus sentidos para trazê-lo de volta ao seu corpo. Esse pequeno ato pode ajudar a definir o tom do dia: use seus sentidos para trazê-lo de volta ao seu corpo.


3. Dê um passeio em atenção plena

Em algum momento todos os dias, faça uma curta caminhada - mesmo que seja apenas em torno de sua casa ou escritório - prestando total atenção a cada passo que seu pé atinge o chão, e o outro pé sobe, oscila e aterrissa. Se você puder prolongar a caminhada um pouco mais, fará algum exercício enquanto também sai da cabeça e entra em seu corpo por alguns minutos.




4. Pratique comer com gratidão

Na sua refeição da noite, pare um momento para agradecer por ter boa comida nutritiva e pense um pouco em todas as pessoas necessárias para tornar isso possível. Esse pequeno momento de gratidão pode mudar sua atitude para desfrutar de um banquete, em vez de apenas terminar a refeição. Se você estiver comendo com outras pessoas, veja se pode fazer com que elas parem no início e parem de usar dispositivos.


5. Desacelere antes de dormir

Pare um momento com os pés no chão antes de dormir completamente. Dedique apenas 3 a 5 minutos para acompanhar a respiração à medida que ela sai, percebendo pensamentos e deixando-os dissolvidos, retornando à respiração. Agora vá dormir!




Artigo original em inglês no www.mindful.org: clique aqui

Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page