Ame seu corpo graças a Mindfulness

Ajude seu corpo a se sentir melhor tornando-se mais consciente de suas sensações corporais e sendo grato pelo seu corpo graças a Mindfulness.


"Algumas pessoas dizem tem mais pessoas positivas que negativas no mundo, outras acham que o ser humano é pessimista por natureza. Que afirmação lhe parece mais verdadeira?"


Você ja se aproximou de uma pessoa feliz e grata querendo ser igual ou torcendo para poder ser-lo? O mundo esta pedindo para mais tipo dessas pessoas com energia positiva e uma personalidade caracteristica. Algumas pessoas dizem tem mais pessoas positivas que negativas no mundo, outras acham que o ser humano é pessimista por natureza. Que afirmação lhe parece mais verdadeira? Meus pais sempre me disseram, “se a sua mente for treinada, você pode fazer qualquer coisa.” Essa parte “se a sua mente for treinada” tem um significado muito grande.

Entenda que o Mindfulness é essa preparação da sua mente, para estar atento ao momento presente sem julgamento. Podemos todos tornarmos mais conscientes de nossa atitude e de nossas caracteristicas; ambas positivas e negativas. Neste artigo, eu quero focar no treinamento de nossa mente para estar mais cientes e gratos para o nosso corpo.


"Raramente nos concideramos saudável antes mesmo de recupernos de alguma doença."


Não concidere seu corpo como “garantido”

O livro A Guide to Rediscovering a Healthy and Joyful Relationship with Food (Guia para redescobrir um relacionamento prazeiroso e saudável com a comida) , do Dr. Jan Chozen Bays, afirma que a maioria de nós concidera o nosso corpo e a nossa saude como garantida/concedida. Raramente nos concideramos saudável antes mesmo de recupernos de alguma doença. Uma vez atingidos por alguma doença ou problema de saude, costumamos estar chateados ou tristes pelo inconveniente e nos sentimos aliviados e eufóricos uma vez que ns recuperamos e nos sentimos gratos para a nossa saude durante alguns dias, para o nossos sentidos do cheiro e do gosto, nosso apetite e nosso alivio da dor.


Visite o nosso site

www.claramente.net


É frequentamente o unico momento durante o qual cai o vel da nossa negação e que apreciamos realmente o nosso corpo, mas depois, em algums dias, voltamos ao piloto automático. Esperando que o nosso corpo funcione bem e faça o que lhe pedimos, sem muita gratidão por quanto o nosso corpo trabalha sem a nossa ajuda. Racionalmente, sabemos que o corpo humano não funciona perfeitamente o tempo todo e que doenças podem ocorrer. Então, ao invês de se queixar das doenças, procure aceita-las e ser consciente que somos seres humanos com um corpo limitado. Nosso corpo se relaciona conosco como um colega de equipa. Se somos negativos com o nosso corpo, ele não vai funcionar ao máximo da sua capacidade. Ele simplesmente se nutre do tipo de “energia” que lhe damos , fisicamente e psicologicamente!


Experimente o “escaneamento corporal” para demostrar cuidade e carinho para o seu corpo.

Uma prática de mindfulness que pode nos ajudar a nos mantermos gratos para o nosso corpo é de pensar no nosso corpo como um todo, por dentro e por fora, de maneira cotidiana. Essa prática é chamada de escaneamento corporal (body scan em inglés). O escaneamento corporal consiste em estar em contato com o seu corpo dirigindo intencionalemente a sua atenção para alguma parte de seu corpo da cabeça até os seus dedos dos pês, incluido seus orgões internos, seus pulmões, seu coração, sua sangue fluindo, seu estômago e etc. O escanemamento pode ser feito rapidamente no interválo de uma respiração ou durante longos minutos, dependendo do seu tempo disponível ou da sua vontade.


Durante este escaneamento, esteja aberto a qualquer sensação que surgir em cada área de seu corpo, seja:

- temperatura, quente ou frio

- toque da ropa, ou o ar contra a pele

- a pressão arterial, batimentos do coração

- movimentos

- a qualidade da sensação : delicada, intensa, duradeira, intermitente


Perceba qualquer aversão ou irritação enquanto você escanea algumas partes de seu corpo. Diminua a velocidade e tome consciência desse seu corpo que carrega você o dia inteiro e lhe locomove de um lugar a outro, esse corpo capaz de aprender e de lhe avisar de qualquer perigo ou necessidade pela qual ele passa. Seja grato por todo que ele faz para você.


Visite o nosso site

www.claramente.net


Lembre que o seu corpo esta ciente de seus pensamentos negativos.

Se você faz parte dessas pessoas que se irrita contra seus próprio corpo quando esta doente ou quando sente alguma dor, lembre-se que o seu corpo esta ciente dessa negatividade e que essa negatividade pode causar mais danos. Um pouco de gratidão pode realmente lhe ajudar, então faça uma prioridade de estar atento, consciente e grato pelo seu corpo e por tudo que ele faz para você de maneira cotidiana.


Ler o artigo original em inglês: https://www.canr.msu.edu/news/love_your_body_through_mindfulness

Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon