Mindfulness

“Mindfulness é o milagre pelo qual nós nos recuperamos e tornamo-nos mestres de nós mesmos.” Thich Nhat Hanh

Mindfulness, também chamada de consciência plena ou atenção plena, é um estado mental que surge quando prestamos atenção, de maneira intencional, no momento presente, sem julgamento. Ela nos dá a oportunidade de escolher como responder a cada situação. Passar do modo existir ao modo viver!

Mindfulness cultiva as habilidades inatas da mente para estar focada, clara, criativa e sensível. Com tempo e prática, o programa de Mindfulness da ClaraMente, nos ajuda a apreciarmos mais o relacionamento entre nossos pensamentos, sentimentos, sensações físicas e o mundo externo. Aprendemos a ver como eles estão todos conectados e isso dá forma ao nosso bem-estar e ao bem-estar dos outros a nossa volta. Com Mindfulness e suas diversas técnicas de meditação, a ClaraMente nos ajuda a desenvolver habilidades frente ao estresse e as dificuldades da vida, para gerar mais paz em si mesmo e ao nosso redor.

Permitindo assim que enfrentemos melhor a ansiedade, o pânico, o cansaço, distúrbios do sono, dores crônicas e etc. Praticando-a aprendemos a lidar com situações de estresse relacional e profissional, os medos, a perda de sentido e situações de incerteza.

 

O programa de Mindfulness da ClaraMente é um método laico, ou seja, é desvinculado de qualquer contexto religioso, isso permite que qualquer pessoa possa incorporá-la em seu cotidiano, não importando sua cultura ou seu tipo de crença. Baseado em técnicas de meditação e de consciência corporal, o programa Mindfulness se tornou muito popular a partir dos anos 70 nos Estados Unidos e na Europa, graças a pessoas como o neuroscientista Jon Kabat Zinn (programa MBSR: Mindfulness Based Stress Reduction) ou Thich Nhat Hanh (Village des Pruniers). Apesar de ser inspirada em técnicas orientais vindas do budismo, o método foi perfeitamente adaptado para poder ser aplicado no nosso modo de vida ocidental moderno.