top of page

Porque precisamos de Mindfulness no ambiente de trabalho


Se você já se pegou pensando em uma coisa que o Google, General Mills, Target, Goldman Sachs, JP Morgan, e Oprah Winfrey têm em comum, é o comprometimento com práticas de Mindfulness em seus ambientes de trabalho. Antes associado com um estilo de vida altamente espiritual à parte da cultura popular, os cursos de treinamento de Mindfulness estão virando regra nas enormes empresas das grandes cidades ao redor do mundo. As empresas estão descobrindo que esta prática reduz o estresse e as faltas no trabalho, aumenta a produtividade, desenvolve melhores líderes, e gera ambientes de trabalho mais criativos. Ele também melhora as habilidades cognitivas e estimula soluções mais criativas.

Na Austrália, lidar com as crescentes questões do estresse no ambiente de trabalho é de extrema importância. Um relatório da Sociedade Australiana de Psicologia indica que um entre quatro trabalhadores se sentiam moderadamente ou gravemente angustiados apenas no último ano. Participantes de uma pesquisa, chamada "O Estresse e o Bem Estar na Austrália", mostraram que o grupo demográfico enfrentando a carga mais alta de estresse foi o de idades entre 18 e 35 anos.

As coisas com as quais os trabalhadores se estressam incluem o fardo de uma grande quantidade de trabalho, um chefe difícil de lidar, o conceito de mudança que consome ainda mais do seu dia e as preocupações quanto a perda de seus empregos. O monge budista e indicado ao Prêmio Nobel Thich Nhat Hanh descreve a mindfulness como "a energia de estar consciente e desperto no momento presente". Para um funcionário, significa estar completamente presente em um momento, pensando apenas na tarefa que se está executando, não no que está acumulando na Caixa de Entrada ou no que pode aparecer nela no futuro. É a energia de estar consciente do que está realmente acontecendo e voltar sua concentração para o seu trabalho e para o seu propósito.

Como Jon Kabat-Zinn observa no livro "Wherever You Go, There You Are: Mindfulness Meditation in Everyday Life" (Aonde Quer Que Você Vá, Lá Está Você: Meditação em Mindufulness na Vida Cotidiana, em tradução livre), o hábito de ignorar os momentos presentes em favor dos momentos futuros leva a uma falta de consciência da teia da vida na qual estamos todos nós integrados.

Mindfulness envolve o foco intencional e sem crítica da nossa atenção nas nossas emoções, sensações e pensamentos no aqui e agora. De acordo com um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia feito por Daphne M. Davis e Jeffrey A. Hayes, ele proporciona equilíbrio emocional, diminuição de reatividade, melhora a flexibilidade de resposta, benefícios interpessoais e intrapessoais.

Aqui estão algumas maneiras de encorajar a prática de Mindfulness no seu ambiente de trabalho:

1. Encontre tempo para Mindfulness. Uma corporação pode ser comprometida com o Mindfulness, mas se nenhum tempo é dado a um funcionário para sentar-se em silêncio por alguns minutos, não será possível alcançar os resultados desejados. Em tempos de maior estresse, lembre-se do provérbio Zen que sugere que você deve meditar em silêncio por 20 minutos por dia; se você estiver ocupado demais pra fazer isso, você deve meditar por uma hora.

2. Oferecer cursos de Mindfulness. Introduza o Mindfulness no seu ambiente de trabalho oferecendo-o dentro de cursos de desenvolvimento de executivos. Ofereça programas de gerenciamento de estresse baseados na Mindfulness para gerentes e todos os níveis de empregados.

3. Seja sensível à cultura do ambiente de trabalho. Se o seu público não responde bem ao termo 'Mindfulness', chame de outra coisa como "presença" ou "o agora". Apenas, certifique-se de que os funcionários o utilizem para abrir suas mentes sobre isso.

4. Encoraje um clima onde os colegas de trabalho aceitem uns aos outros independentemente de seus pontos fortes e fracos. As pessoas que trabalham com você têm suas próprias forças e fraquezas. Não importa aonde você vá, vão existir pessoas que naturalmente lhe são agradáveis e outras que o aborrecem. Não julgue o último grupo. Assim como você, elas tiveram um passado e você não faz ideia de como isso moldou o seu caráter. Faça o melhor que puder para reconhecer as pessoas pelo que são agora no presente, não por quem elas eram ontem ou por quem eles podem vir a ser no futuro.

5. Encoraje funcionários a praticar técnicas de respiração consciente para restaurar seu eixo de calma. Quando um funcionário se sente estressado, pode ser extremamente útil realizar a respiração consciente. Simplesmente inspire e expire três vezes, focando em nada além do que sua respiração. Elimine todos os outros pensamentos e apenas deixe a calma retornar ao presente.

6. Crie uma sala onde os funcionários possam ficar confortáveis meditando e um jardim externo para os dias de verão. Faça mais do que falar sobre Mindfulness no programa de trabalho. Selecione uma área onde os funcionários possam se sentir confortáveis fazendo exercícios de respiração consciente ou possam meditar sem distrações.

7. Cultive um hábito de abundância. Expresse gratidão pelas coisas boas que as pessoas ao seu redor estão realizando.

8. Faça uma tarefa de rotina conscientemente. Volte sua atenção para o momento presente. Abandone suas preocupações sobre o futuro ou o passado. Escolha uma tarefa que você tenha de fazer e faça-a concentrando-se completamente nela. Enxergue-a de uma maneira nova.

9. Envie e-mails conscientemente. Digite seu e-mail e depois saia de perto do seu teclado. Faça três respirações profundas e concentre-se somente na sua respiração. Volte para o e-mail releia-o. Você ainda se sente daquela maneira? Imagine como a pessoa que lerá o e-mail irá se sentir. Essa é a reação que você deseja alcançar?

Michael Bunting é o autor de The Mindful Leader (O Líder Consciente, em tradução livre) e A Pratical Guide to Meditation (Guia Prático para a Meditação, em tradução livre), e coautor de Extraordinary Leadership in Australia and New Zealand (Liderança Extraordinária na Austrália e na Nova Zelândia, em tradução livre).

Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page