top of page

O mito do multitarefa - 4 fundamentos da atenção plena para transformar sua liderança

Era uma vez um mito de proporções épicas liberadas entre os profissionais que trabalhavam ... o mito da multitarefa. Suas origens eram desconhecidas, mas alguns sugeriram que ela surgiu da crença equivocada de que nós, humanos, temos superpotências e podemos fazer muitas coisas ao mesmo tempo. De fato, à medida que mais e mais distrações entraram em nosso mundo, e queríamos participar de todas elas, nos tornamos suscetíveis a acreditar que esse mito era verdadeiro, e logo começamos a tentar fazer multitarefa por nós mesmos.

foto by Jonas Leupe @jonasleupe

"O foco, a capacidade de direcionar e manter a atenção, é um atributo extremamente importante para liderança, independentemente de você aplicá-la a liderar sua própria vida ou liderar uma organização de milhares."


A princípio, a multitarefa assumiu a forma de fazer duas coisas ao mesmo tempo. Dirigir e ouvir nossas mensagens de voz ou comer enquanto lia nossos e-mails foram dois experimentos iniciais em multitarefa. Encorajados por esses esforços iniciais, começamos a acumular-se cada vez mais em cada momento do dia, até acreditarmos que não havia realmente nenhum limite para o número de aplicativos que podemos abrir ao mesmo tempo ou para o número de entradas que podemos esperar. cérebro para receber. O mito da multitarefa estava se transformando em uma nova realidade e os seres humanos estavam se transformando em ações humanas. E assim foi, até que as pessoas começaram a perceber que suas experiências de vida estavam mudando, e a maioria começou a se sentir desconfortável com as mudanças. Aqui estão alguns exemplos:



1. As refeições começaram a perder seu valor como tempos para nos nutrir e conversar com os outros. De fato, os multitarefas costumavam relatar que não tinham certeza do que almoçavam ou mesmo se almoçavam naquele dia.


2. Dirigir distraído tornou-se um risco semelhante ao de dirigir com deficiência. As pessoas dirigiam, mandavam mensagens de texto, checavam as mídias sociais e tomavam café enquanto corriam por uma estrada a 100 km / h.


3. As reuniões se tornaram lugares onde todos estavam de olho no telefone e, como resultado, ninguém estava realmente ouvindo e não havia muita coisa sendo realizada.


4. As conexões entre colegas, amigos e familiares começaram a chegar a não mais que algumas palavras em um texto. Conversas reais sem a tecnologia como uma distração ou limitador estavam se tornando uma coisa do passado.


Soa familiar? Como você se sente sobre a nova realidade? Talvez você esteja bem com essas mudanças ou acredite que é simplesmente assim que as coisas são. Mas, antes que você aceite as mudanças que advêm do mito verdadeiro, há mais uma mudança que talvez seja a mais preocupante. A multitarefa diminui a capacidade da mente de manter o foco. E o foco, a capacidade de direcionar e manter a atenção, é um atributo extremamente importante para liderança, independentemente de você aplicá-la a liderar sua própria vida ou liderar uma organização de milhares.




A mente só pode cuidar de uma coisa de cada vez. Quando você pensa que é multitarefa, está apenas mudando de uma coisa para outra. O esforço de multitarefa condiciona a mente a voar rapidamente para frente e para trás. A mente nunca atende totalmente a qualquer coisa, e é por isso que as coisas perdem. E, quando há um desejo de manter a atenção em uma única tarefa ou em uma conversa importante, a mente se esforça para fazê-lo. Geralmente, ele é retirado da tarefa em questão em apenas alguns minutos, exigindo uma necessidade constante de redirecionar. Cada vez que ele precisa ser redirecionado, há uma perda de eficiência e produtividade e conexão humana. Essa perda é agravada quando a tarefa tem algum grau de complexidade, porque a mente não pode simplesmente continuar de onde parou, precisa fazer um backup de algumas etapas e depois se reengenhar.


"A mente só pode cuidar de uma coisa de cada vez. Quando você pensa que é multitarefa, está apenas mudando de uma coisa para outra."


A mente não é, ao contrário do pensamento por trás do Mito, o mesmo que um computador. Um computador possui vários processadores e, portanto, pode fazer várias coisas ao mesmo tempo. Multitarefa é o que um computador faz com seus múltiplos processadores. Os seres humanos têm um único processador, um único cérebro. A capacidade de multitarefa é realmente apenas um mito, e viver sua vida com a crença de que você pode multitarefa tem consequências reais. Felizmente, você pode começar a tomar algumas medidas para recondicionar seu cérebro para se concentrar mais, diminuindo seu hábito de multitarefa.




Veja você mesmo: Aqui estão algumas maneiras de colocar o Mito em perspectiva e começar a treinar novamente sua mente para se concentrar mais:


1. Para esta semana, escolha almoçar conscientemente. Sem computadores ou telefones, apenas almoce. Quando sua mente se desviar para outros pensamentos ou aplicativos, traga-a de volta à experiência de nutrir seu corpo.


2. Reserve horários específicos em que você verificará seu email ou examinará seus aplicativos. Entre esses períodos, eles estão fora dos limites, para que você possa prestar total atenção ao fazer as coisas. Veja se você começa a perceber que é mais eficiente se não se distrair a cada momento.


3. Procure outros lugares onde você normalmente executa várias tarefas. O que você pode aprender se optar por fazer uma coisa de cada vez e depois seguir em frente?

Continue trabalhando nisso e logo você também abandonará o mito e a vida da multitarefa e começará a chamar sua atenção total para todos os momentos do dia. Nesse processo, você se tornará mais eficiente e eficaz e começará a incorporar mais plenamente os momentos de sua vida.

Leia o artigo em lingua original no jornal Forbes: clique aqui



Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page