top of page

Respiração consciente pode salvar sua vida!


Respiração. Fazemos isso o tempo todo, mas conseguimos perceber? Quando ficamos estressados ou chateados, percebemos as nossas mudanças de respiração, ela acelera, se torna mais superficial? Por que isso importa, à propósito?

E se passássemos alguns minutos todos os dias focalizando nossa respiração de forma consciente, que diferença faria? E se aprendêssemos a respirar corretamente? Estresse, ansiedade, dor, raiva poderiam se tornar mais gerenciável e até mesmo sumirem.

Parece fácil? "O mais difícil é lembrar-se” disse o Dr. Danny Penman, especialista britânico, líder em mindfulness e autor do livro The Art of Breathing. "E é por isso que é importante praticá-la."

Perceber que sua mente tem divagado é meditação.

Penman diz que quando você sabe o quão poderoso isso é, naturalmente ele surgirá em sua mente quando você precisar. Prova viva disso, Dr. Penman atribui a sua vida à respiração consciente – literalmente - após um acidente de parapente.

No seu livro A Arte da Respiração, Penman filtrou os principais ensinamentos relacionados à atenção plena em mensagens mais simples que podem ser lidas e digeridas no metrô ou no ônibus durante o trajeto para o trabalho, acessível para o público em geral, assim como para os aficionados por mindfulness.

Ao se concentrar na respiração, Penman diz que o efeito pode ser profundo e rápido. Com apenas algumas respirações conscientes, ele garante que qualquer pessoa pode tornar-se significativamente mais calma e mais no controle de seu estado emocional.

Enquanto eu lia as simples instruções, lindamente ilustradas neste acessível livro em formato A5, que são tão convidativas a ponto de eu, naturalmente, me ver prestando atenção à minha respiração, para dentro ... e para fora ... e, sim, tornando-me mais relaxado. Mesmo a capa de livro de textura macia transparece uma calma para segurar.

A Arte Perdida

Então, por que as pessoas perderam a arte da respiração consciente?

Na China antiga, os estudiosos estavam sentados em meditação, focados e regulados a sua respiração antes do estudo. As pessoas sentiam a conexão entre seus corpos e a terra. Voltando há 100 anos, a maioria das pessoas ao redor do mundo trabalhava com suas mãos - em campos ou em artesanato - e estavam em contato com o mundo físico. Mais tarde, à medida que o trabalho se tornou mais dependente da tecnologia - nas fábricas e nos escritórios - as pessoas ficaram mais separadas de seus corpos e separadas de sua respiração.

No entanto, pensamos com nossos corpos tanto quanto com nossos cérebros, diz Penman. Neste mundo acelerado, acabamos vivendo em nossas mentes e dando voltas em círculo como consequência. Não prestar atenção à nossa respiração é um resultado disso, o que leva à ansiedade, estresse e depressão.

Passar a maior parte de nossas vidas sentados é ter uma respiração pobre, e isso é tão maléfico para a saúde quanto fumar, de acordo com estudos.

Levante-se. Concentre-se na respiração. Instantaneamente, os músculos do pescoço, ombros e peito relaxam e agora estão dispostos de uma maneira a retornar à sua posição ideal. Começamos a respirar mais naturalmente, diz Penman.

Uma série de pesquisas científicas, atualmente, reforçam os benefícios de viver conscientemente. Mindfulness é tão bom quanto drogas ou aconselhamento terapêutico para o tratamento da pior forma de depressão. O Conselho de Investigação Médica e NICE (Instituto Nacional de Excelência Clínica) recomendam terapia cognitiva baseada na atenção ou MBCT para o tratamento da depressão clínica.

O Pedaço de Ciência

Como funciona?

Em primeiro lugar, vamos olhar para o mecanismo do cérebro. Penman está admirado em como o cérebro se adapta constantemente ao ambiente.

"Se você estiver em um ambiente estressante, o cérebro vai, paradoxalmente, reprogramar-se para fazer você sentir o estresse de forma mais eficaz:" Isto é o que você quer, então eu vou ajudá-lo a fazê-lo!

O mesmo acontece com a dor física.

Mindfulness inverte esse processo, e é por isso que é tão importante, diz Penman. Com a prática repetida de 10-20 minutos por dia, cinco vezes por semana, o cérebro inverte-se para se tornar mais calmo, mais no controle, mais lúcido, e menos ansioso e estressado. Repetindo isso ao longo de dias e meses, eventualmente, vamos passar a maior parte do nosso tempo no controle e sentindo se mais feliz.

Sopro De Ar Fresco

Último livro internacional e recorde de vendas de Penman, Mindfulness: Um guia prático para encontrar a paz em um mundo agitado foi destinado a pessoas que sofrem de problemas de saúde mental - ansiedade, estresse e depressão - e muitos usaram a meditação como resultado.

A Arte da Respiração é para um grupo diferente de pessoas que nunca considerariam a meditação. Exercícios simples combinados com observações sucintas sobre a conexão mente-corpo são retratados com uso criativo do espaço e belos gráficos, convidando o leitor a abordar a vida com compaixão, aceitação e um senso de curiosidade e diversão.

A arte da respiração é um sopro de ar fresco. Altamente recomendado.

Trabalhar menos com as mãos e mais com a mente deixa você fora de contato com sua respiração.

10 minutos de meditação respiratória

  • Sente-se à direita 2-3 cm de distância da parte de trás de uma cadeira de costas retas.

  • Coloque as mãos descansadas em seu colo.

  • Feche seus olhos.

  • Preste atenção aos sons ao seu redor, sem tentar mudar nada.

  • Preste atenção aos sentimentos no seu corpo. Sinta a cadeira apoiando seu peso, o chão sob seus pés, suas roupas. Sintonize as sensações.

  • Mova sua atenção para a respiração para onde quer que as sensações ao respirar forem as mais fortes. Traga um sentido de curiosidade ao que quer que você encontre, não tentando mudar qualquer coisa, apenas seguindo seu ritmo natural.

  • Observe que os músculos e ombros do peito esticam e relaxam na inspiração e na expiração. Esteja atento a sensações de aperto e dor, e como estas mudam com o ritmo da respiração.

  • Tome consciência das qualidades da sua respiração - rápida ou lenta, fria ou quente, lisa ou superficial, etc. Observe o momento em que inspira e a breve pausa antes de expirar novamente.

  • Perceba a respiração de forma completa para dentro e para fora.

  • Quando você percebe que sua mente tem divagado, preste atenção aos pensamentos ou sentimentos, reconheça-os sem criticar ou se envolver com eles, deixe-os ir. Seja compreensivo com seus pensamentos. Perceber que sua mente divagou é a meditação.

  • Traga sua atenção de volta para a respiração.

  • Quando você se sentir pronto, leve essa meditação ao fim, tome consciência dos sons, do espaço ao seu redor.

  • Abra suavemente os olhos.

  • Mova-se e alongue-se.

  • Preste atenção em como se sente.


Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page