top of page

Sente. Respire. Seja um líder melhor!


Russell Simmons medita. O mesmo acontece com Ray Dalio, o fundador do maior fundo de hedge do mundo. Steve Jobs foi frequentemente associado à prática de meditação. Executivos do Facebook, Ebay e General Mills são meditadores. Uma nova pesquisa revela os benefícios do manejo: maior foco, controle e regulação das emoções.

Photo credit: Shyam Kumar Prasad

Harley Murphy, que comanda as operações irlandesas do BNY Mellon, costumava ficar acordado à noite, incapaz de dormir, devido a uma avalanche de problemas enfrentados por sua divisão durante a crise bancária. "Eu ia ao escritório todos os dias sentindo-me exausto e começando a me sentir infeliz", diz Murphy. Ele achou difícil pensar com clareza e tomar decisões confiantes. Ele procurou maneiras de voltar aos trilhos e então, como parte de uma sessão de treinamento de liderança, fez uma aula de meditação. Após 30 minutos, ele começou a relaxar e se concentrar. "Eu não conseguia acreditar", diz Murphy.

O magnata do hip-hop Russell Simmons medita. O mesmo acontece com Ray Dalio, 61 anos, fundador da Bridgewater Associates, o maior fundo de hedge do mundo. Bill Ford é um grande advogado. Steve Jobs foi frequentemente associado à prática. Executivos do Facebook, Ebay e General Mills são meditadores. O Google configurou salas separadas para que a equipe sênior pudesse executá-lo. O que é meditação? E por que você deveria fazer isso? Entre os empresários e líderes empresariais, a meditação é uma prática sentada cada vez mais popular, que estimula o estado de alerta no momento presente, uma pausa para relaxar e concentrar-se e, em última análise, uma recentragem para liderar melhor.

Steve Jobs foi frequentemente associado à prática de meditação.

Executivos do Facebook, Ebay e General Mills são meditadores.

Durante a última década, os programas de bem-estar, especificamente aqueles que enfatizam o aprimoramento da aptidão física e nutrição dos funcionários, receberam recursos significativos de programas corporativos de recursos humanos. O objetivo: aliviar o estresse no local de trabalho e ajudar a promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Recentemente, a meditação também alcançou a popularidade seguindo a crescente popularidade das tradições orientais, da ioga ao zen budismo.

"É um caso de desempenho", diz o coach executivo Ray Williams, que passou os últimos 12 anos ajudando os líderes a sair do limite. "Porque os líderes estão sob tanta tensão e porque há essa exigência de desempenho, você tem que ver como ser muito mais produtivo e melhor naquilo que faz".

O objetivo: aliviar o estresse no local de trabalho e

ajudar a promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Meditação não é apenas sobre encontrar-se. Estudos científicos mostram os efeitos positivos da meditação no cérebro. No ano passado, um artigo na revista Psychiatry Research Neuroimaging, de pesquisadores da Harvard Medical School, da Universidade de Massachusetts Medical School, e do Bender Institute of Neuroimaging, na Alemanha, descobriu que a atividade cerebral mudou em um grupo de 16 participantes que não haviam meditado anteriormente. Entre os aprimoramentos: processos de aprendizado e memória, regulação emocional e tomada de perspectiva. Enquanto isso, um estudo da American University publicado em 2009 no Cognitive Processing descobriu que os estudantes universitários que meditavam experimentavam uma atividade cerebral aprimorada.

Veja como:

Concentre-se no que importa. O que a pesquisa científica está chegando à conclusão, diz Michael Carroll, que ensina meditação como parte de se tornar um líder mais consciente, é que a meditação pode ajudar os líderes a prestar atenção ao que realmente importa. “Há tanta informação chegando até nós, lutamos para permanecermos ágeis, que é a habilidade de liderança mais crítica. A prática nos ensina a desacelerar em vez de tentar ser mais rápido, melhor ou mais rápido, e apressar nossa experiência em vez de tentar obtê-la ”.


Mais controle. A meditação permite que os líderes permaneçam no momento presente, em vez de se preocuparem com o próximo relatório econômico sombrio ou o próximo ganho trimestral. Não que essas coisas não sejam importantes. "Frequentemente, os líderes são apanhados no que acontece depois do que está na frente deles agora", explica Williams, o coach executivo. Ao lidar com o que você pode controlar e liberar do que não pode, você pode tomar melhores decisões. Também ajuda a abordar os problemas de maneira não crítica e não reativa. Quanto mais você estiver no controle, mais poderá se concentrar no que vai fazer. "Realmente grandes líderes estão no controle total de suas emoções, mesmo nas piores situações", acrescenta.

Melhor gerenciamento de estresse. A melhor parte da meditação é que qualquer um pode fazer isso - em qualquer lugar - de graça. "Isso é algo que os executivos podem fazer a qualquer momento, enquanto esperam na fila de um aeroporto, ou esperam no semáforo do carro", diz o Dr. Martyn Newman, autor de Captalists Emocionais: The New Leaders e diretor administrativo da empresa de consultoria de liderança RocheMartin. Você não precisa sair em um retiro de dez dias na montanha ou fazer yoga ou tai chi. Newman recentemente ensinou habilidades de meditação para executivos de uma das maiores empresas de telecomunicações da Ásia e relata que os participantes disseram que estavam mais bem preparados para lidar com o estresse e os conflitos e se sentiram mais produtivos depois de praticar técnicas de meditação.

Como você faz isso?

Aqui estão cinco passos fáceis para meditar e estabelecer a calma.

1. Pausa. Desligue telefones celulares e computadores e tenha um momento de tranquilidade. O impacto físico imediato: a pressão sanguínea diminui e a atividade cerebral é menos frenética.

2. Fique confortável. Sente-se em uma cadeira favorita ou em uma almofada. O ambiente físico não deve ser uma distração.

3. Concentre-se em sua respiração. Observe o fluxo de inspiração e expiração e mantenha o foco nessa sensação. Respire pelo seu diafragma e não pelo seu peito.

4. Limpe sua mente. Coloque a lista de tarefas de lado. "Pense em si mesmo", eu vou falar com esse pensamento mais tarde, "não". Não pense nisso porque isso só vai fazer sua mente vagar ", diz Williams.

5. Pratique todos os dias. Uma sessão de meditação pode ser tão curta quanto cinco minutos, sentada na beira da cama quando você acorda pela primeira vez. Não há fórmula. Faça o trabalho para você.



Melhores posts
Posts Recentes
Archives
Rechercher par Tags
Connecte-se
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page